segunda-feira, 27 de setembro de 2010

Interessante...

Estudo mostra os benefícios da creche para as crianças

daycare_art_getty_300.jpg

(Getty Images)

Os pais que costumam se sentir culpados por deixarem seus filhos em creches já podem respirar aliviados. Segundo um estudo americano, mandar as crianças para tais locais todos os dias pode trazer benefícios para suas vidas acadêmicas na adolescência.

As conclusões são de uma pesquisa realizada pelo governo dos Estados Unidos que associou as creches de boa qualidade ao formidável desempenho escolar e cognitivo das crianças no futuro.

Os especialistas afirmaram ainda que jovens criados com o auxílio de uma creche são mais cuidadosos ao lidar com situações de risco.

As descobertas do estudo foram publicadas no periódico Child Development.

Os pesquisadores chamam a atenção para um fato importante: o estudo não determina causas e efeitos e não prova se um determinado aspecto da experiência de cuidar da criança teve qualquer reação particular nas conclusões. Eles ainda observaram uma série de fatores não mensurados que poderiam estar envolvidos em uma pesquisa seguinte.

Experimento - O levantamento envolveu 1364 crianças de diferentes classes sociais e níveis educacionais. Deborah Lowe Vandell, diretora pedagógica da Universidade da Califórnia, foi quem liderou o estudo, iniciado em 1991.

"Creches de qualidade parecem dar um impulso para o desempenho acadêmico, talvez por favorecer a aquisição precoce de competências pedagógicas", disse James A. Griffin, deputado da NICHD Child Development & Behavior Branch.

"Esses resultados destacam a importância da interação entre crianças e suas educadoras", afirmou Vandell. "Estamos testemunhando os efeitos duradouros da interação entre crianças", ressaltou a pesquisadora.


Daqui

2 comentários:

Mafalda S. disse...

Olá, sei que és Educadora de Infância, por isso desculpa dizer que também já vi estudos no sentido oposto, em que era referido que a entrada de uma criança na escolinha deveria ocorrer só aos 3 anos.

Eu não frequentei creche, enquanto que colegas minhas frequentaram e acabei por ser melhor aluna do que elas.

Penso que o cerne da questão é a estimulação que é dada num local ou noutro. A educação faz toda a diferença. A minha mãe logo com 3 anos ensinou-me a ler, por exemplo.

Já em outras famílias, acredito que o melhor é mesmo enviarem os filhos para a creche, isto porque não dedicam o tempo devido aos filhos, nem os estimulam convenientemente.

Conclusão: creio que depende do grau de estimulação/dedicação/amor que cada um destes espaços concede à criança (família ou creche).

Beijos

Dreamlu disse...

Olá Mafalda!

Obrigada pelo teu comentário! Não tens de pedir desculpa...Existem outros estudos que realmente apontam para a idade de 3 anos, como a idade mais adequada à entrada da criança na escola.
Na minha opinião é muito subjectivo, tal como tu também penso que depende da criança, das famílias e também do tipo de creche, educadores/auxiliares e tipo de pedagogia.

O que mais me custa, sou sincera, é ver crianças tão pequeninas passarem cada vez mais tempo na Creche...cada vez mais as primeiras a chegar, por volta das 8h30, são as últimas a sair, por volta das 19h. E na maior parte das vezes, não é por causa dos horários de trabalho dos pais, mas porque os papás querem ir à praia, ao café, fazer compras...É no mínimo triste, que mesmo de férias, não aproveitem esse tempo tão valioso para estarem com os filhos mas para o usar de forma tão egoísta.